Depois de descer no Draft, conseguindo ainda mais escolhas para o futuro, o Boston Celtics selecionou pelo segundo ano consecutivo em terceiro e escolheu um ala mais uma vez. Depois de selecionar Jaylen Brown, a franquia mais vitoriosa da NBA escolheu Jayson Tatum da Universidade de Duke.
Especulou-se que os Celtics poderiam trocar essa escolha para ter ainda mais assets para o futuro, mas no fim, Danny Ainge, homem-forte do basquete celta, decidiu escolher o ala.
Se Brown era reconhecido como um grande marcador saindo da Universidade da Califórnia, Tatum é um pontuador prolífico para uma equipe que precisa ter mais poder fogo além do baixinho Isaiah Thomas. Apesar de dividir a pontuação com Grayson Allen, Luke Kennard e outros em Duke, Tatum teve 16,8 pontos e 7,3 rebotes de média no esquema de Mike Krzyzewski.
A dúvida agora é se Tatum conseguirá melhorar sua atuação na defesa e ser mais dinâmico no ataque, com eficiência maior nos arremessos e envolvendo mais os colegas (ele muitas vezes é fominha). Com Brad Stevens, o ala terá um excelente professor.
Para os torcedores dos Celtics, uma comparação que vai criar a felicidade geral da nação verde: Jayson Tatum é comparado por muitos com Paul Pierce.
E diferentemente de Lonzo Ball e Markelle Fultz, Tatum não vai precisar chegar em um time que não teve sucesso recente dentro de quadra. Finalista da Conferência Leste, os Celtics sonham alto já no curto prazo.