No começo da temporada 2014/15, C.J. McCollum apenas figurava no banco do Portland Trail Blazers. Hoje, nos playoffs da temporada 2015/16, o ala-armador é o segundo maior pontuador da equipe e compõe um backcourt dinâmico com Damian Lillard. Por isso, ele foi eleito o jogador que mais evoluiu nesta temporada.
Da faculdade de Lehigh, na Pensilvânia, sem tanta tradição esportiva, McCollum está na sua terceira temporada na NBA e teve um grande salto quando os Blazers mais precisavam. Na offseason, quatro titulares saíram, inclusive o ala-armador Wesley Matthews.
Como novo titular, o camisa 3 saiu de 6,8 pontos por jogo para 20,8 pontos por jogo, garantindo um prêmio que ele era o grande favorito.
Dos 130 jornalistas que votaram, McCollum recebeu 101 primeiros-lugares e 559 pontos no geral. Kemba Walker do Charlotte Hornets foi o segundo com 166 pontos e Giannis Antetokounmpo do Milwaukee Bucks fechou o pódio com 99.
Curiosamente, Stephen Curry também foi bastante votado, ficando em quarto. Ele foi o primeiro MVP na temporada anterior a ser votado para este troféu, que normalmente premia pessoas que tiveram anos apagados anteriormente e explodiram rumo ao protagonismo.
Ou seja, é o que McCollum fez.
Sem time nem na NFL e na NBA, posso gostar de Tom Brady e Peyton Manning (mais Brady) e Magic Johnson e Larry Bird (mais Magic) ao mesmo tempo. Ainda insisto que falta golfe no Quinto Quarto, mesmo que não tenha nada a ver.