O atacante belga Dante Vanzeir, do New York Red Bulls, falou em detalhes pela primeira vez sobre o caso de racismo ocorrido em partida da MLS no início do mês.
Vanzeir recebeu suspensão e multa da liga por usar um termo racista em jogo contra o San Jose Earthquakes, em 8 de abril.
Em entrevista à rede belga ‘sporza’, o atacante assumiu ter usado linguagem racista, mas tentou explicar o ocorrido.
Vanzeir alega que o termo foi dito sem a intenção de discriminação e que houve uma confusão com o significado da palavra na língua inglesa.
— O árbitro apitou uma falta, e eu comecei a discutir com ele — revelou. — Então eu disse ‘macaco’, mas no sentido de ‘palhaço’. Pois achei que ele tinha tomado a decisão errada.
VEJA TAMBÉM
+ MLS: Douglas Costa rejeita proposta de renovação e alerta clubes brasileiros
++ VAR expulsa jogador por motivo inusitado na MLS
Segundo o jogador, a palavra tem outro sentido em sua língua nativa e ele não compreendeu o que seu uso significa nos Estados Unidos.
— Nunca me ocorreu que essa palavra seria ofensiva a meus adversários. Eu estava resmungando para mim mesmo e avaliei mal o impacto da palavra — explicou. — Em nossa língua, essa palavra é frequentemente usada com uma intenção que não é, de forma alguma, racista.
Após o ocorrido, Vanzeir recebeu uma suspensão de seis jogos e foi multado em 10 mil dólares. De acordo com um comunicado emitido pela MLS, ele ainda foi colocado para participar de um programa de práticas restaurativas.
Nesse período ausente dos gramados, o atacante retornou à Bélgica. Na entrevista, ele afirmou aceitar totalmente sua punição e se desculpou pelo uso do termo racista.
— Depois percebi o impacto e que magoei pessoas. Gostaria de me desculpar novamente pela minha escolha de palavras naquele momento — disse o belga, que completou 25 anos na semana passada.
Contratado em fevereiro junto ao Union SG, da Bélgica, Vanzeir defendeu o New York Red Bulls em apenas seis partidas nesta temporada da MLS. Ele ficou de fora dos dois últimos compromissos da equipe, contra o Houston Dynamo e o CF Montréal
— Dante Vanzeir (@dantevanzeir) April 10, 2023