MLB

Yogi Berra e Willie Mays recebem Medalha Presidencial da Liberdade

(Crédito: Instagram/reprodução)

(Crédito: Instagram/reprodução)

Na última terça-feira (24), Yogi Berra, que já faleceu e jogou principalmente no New York Yankees, e Willie Mays, que jogou no New York Mets e Ne York/San Francisco Giants, receberam a Medalha Presidencial da Liberdade das mãos de Barack Obama.

A Medalha Presidencial da Liberdade é a maior honraria civil dos Estados Unidos e o prêmio é concedido para cidadãos “que fizeram contribuições especiais para a segurança ou os interesses nacionais dos Estados Unidos, para a paz mundial, ou significativos empreendimentos públicos ou privados, culturais ou outros”.

Eles são, respectivamente, o 10º e o 11º jogadores da Major League Baseball a ser homenageado desde 1963. Berra conquistou 10 World Series ao longo de 14 temporadas. Já Mays é membro do Hall da Fama, assim como Berra. Ambos jogaram no New York Mets.

Veja algumas palavras de Obama durante a cerimônia:

“O que pode ser dito sobre Lawrence ‘Yogi’ Berra que não poderia ter feito mais de si mesmo?”, perguntou o presidente dos Estados Unidos em referência óbvia a reputação de Berra de fazer provérbios involuntariamente.

“Sambemos com certeza: Se você não pode imitá-lo, não tente imitá-lo”.

Além do lugar mais alto da história do beisebol, o ex-jogador dos Yankees se alistou na marinha aos 18 anos e fez parte da invasão dos aliados da França em 6 de junho de 1944.

Quanto a Mays, Obama – que nasceu no Havaí, onde equipes como os Giants e os Dodgers eram populares na década de 1960 – o chamou de inspiração pessoal:

“É por causa dos Giants como Willie que alguém como eu poderia pensar em concorrer à presidência”.

Nos últimos anos, amigos de Yogi Berra fizeram lobby para ele receber a medalha – uma petição online surgiu em maio – de preferência antes de sua morte, para que ele também pudesse desfrutar desta honra. O jogador faleceu em setembro, aos 90 anos, seis semanas antes da Casa Branca anunciar que eles receberiam a medalha.

No lugar de Berra, seu filho Larry Berra aceitou a medalha. A neta de Berra, Lindsay Berra, acompanhou a cerimônia em um ótimo lugar. Confira:

Comments
To Top