MLB

Rob Manfred: datas das Olimpíadas de Tóquio 2020 “não são as ideais” para a MLB

Crédito: wikimedia commons/reprodução

Crédito: wikimedia commons/reprodução

Depois de muitos comemorarem o retorno de beisebol aos Jogos Olímpicos, poderemos não ter os melhores jogadores participando da maior competição esportiva do mundo.

Com a Major League se preparando para negociar a liberação dos jogadores para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, o comissário Rob Manfred disse que “a partir da agenda proposta, as datas dos Jogos de Tóquio não são as ideais”.

O Comitê Olímpico Internacional votou no último mês em favor de um torneio de seis times tano no beisebol como no softbol e o COI completo irá votar em agosto a inclusão da World Baseball and Softball Confederation para os Jogos de Tóquio, que estão agendados para ser realizados entre os dias 24 de julho e 9 de agosto.

O beisebol se tornou um esporte que valia medalha em Barcelona 1992, mas saiu das Olimpíadas em Londres 2012 e não vai ser jogado no Rio de Janeiro. A MLB está relutante de parar a sua temporada para os Jogos Olímpicos e os jogadores reticentes para jogar em qualquer lugar que não seja os estádios no padrão das grandes ligas que eles estão acostumados. Em 2012, apenas os jogadores fora do elenco de 25 homens foram liberados para a competição.

“Nós vamos ter algumas reuniões com a International Baseball and Softball Federation para entender completamente o que o programa de Tóquio será em termos de duração, quantos participantes, antes de que tenhamos qualquer decisão definitiva sobre essa questão”, disse Manfred para a ‘Baseball Writers’ Association of America’. “Nós gostamos da ideia do beisebol nas Olimpíadas. Nós somos favoráveis do beisebol estar nas Olimpíadas”.

O Comitê Olímpico Internacional quer os melhores jogadores nas Olimpíadas e os proprietários a Nippon Prefessional Baseball parecem estar abertos a interromper sua temporada para os Jogos de Tóquio.

A NBA tem enviado os seus jogadores desde 1992 e a NHL desde 1998, contudo a liga de hockey ainda não se comprometeu a liberar os atletas para os Jogos de 2018 em Pyeongchang, Coreia do Sul. Vale notar que essas ligas não precisam interromper sua temporada por causa dos Jogos Olímpicos.

Nas últimas Olimpíadas, Cuba venceu a medalha de ouro em 1992, 1996 e 2004. Estados Unidos e Coreia do Sul venceram, respectivamente, em 2000 e 2008.

“Existe uma apreciação pelo valor de ter beisebol nos Jogos Olímpicos? Sim, existe”, disse Tony Clark, líder do sindicato. “Existe uma apreciação pela temporada e de como e se isso poderia funcionar com os jogadores ativos? Sim, há uma conversa, mas nos deparamos com os mesmos obstáculos que sempre tivemos”.

Comments
To Top