O Pittsburgh Pirates assinou contrato com o arremessador Hai-Cheng Gong, jogador natural de Xangai, China, de 18 anos. Gong é o segundo atleta e o primeiro pitcher a assinar contrato com a Major League Baseball que está saindo de um dos centros de treinamento das ligas na China.
Conhecido como ‘Sea’, Gong arremessou no World Baseball Classic de 2017, cedendo uma rebatida e conseguindo uma eliminação na derrota por 7 a 1 para o Japão no dia 10 de março. Ele também jogou 15 entradas sem ceder corridas na Campeonato da Ásia sub-18 em setembro do último ano, em Taiwan. Neste torneio ele foi nomeado o melhor arremessador destro.
O jogador chinês irá se apresentar ao complexo dos Pirates em Bradenton, Flórida, e iniciará a sua carreira profissional no nível calouro na Gulf Coast League.
Gong fala inglês e já fez diversas viagens para os Estados Unidos, incluindo uma estada de dois meses para participar da Academia de Beisebol BlueClaws em Lakewood, New Jersey. Ele começou a jogar o esporte no programa Play Ball em Xangai.
O defensor externo Xu Guiyuan, conhecido como ‘Itchy Xu’, assinou contrato com o Baltimore Orioles em 2015, se tornando o primeiro jogador dos três centros da liga na China a ser contratado por uma franquia. Mas, ao contrário do que ‘Sea’, Guiyuan começou a jogar em uma equipe local antes de entrar no centro de desenvolvimento da MLB.
Os Pirates são famosos por apostar em talentos de todo o mundo. Nesta temporada, o time da Pensilvânia promoveu o reliever Dovydas Neverauskas, o primeiro lituano a chagar à MLB, e o defensor interno Gift Ngoepe, primeiro jogador nascido na África a chegar às grandes ligas. Já em 2008, eles assinaram com os arremessadores Rinku Singh e Dinesh Patel, que se tornaram os primeiros jogadores profissionais da índia.
Amante de esportes em geral e ex-jogador de beisebol. Apesar de preferir o passatempo americano e torcer pelo New York Yankees, me redimo ao acompanhar o sofrido Miami Dolphins na NFL e fico sem time da NBA.