Sempre buscando aumentar o ritmo do jogo, a MLB vem propondo algumas mudanças de regras e, finalmente, algo útil está sendo proposto. A liga quer mudar as regras dos desafios e o primeiro alvo são os managers.
De acordo com fontes da ‘ESPN’, a MLB quer que os managers tenham um limite de 30 segundos para definir se eles vão ou não desafiar a decisão dos árbitros. Além de estar discutindo esse limite, a liga também está conversando com sindicato dos jogadores e dos árbitros sobre possíveis mudanças no replay.
A regra atual diz que, na maioria dos casos, os managers devem “imediatamente” informar os árbitros se eles querem desafiar a jogada. Mas, na realidade, frequentemente há atrasos e longos períodos de espera porque eles estão esperando o conselho de seus assistentes, que estão vendo a jogada antes de desafiar.
Como as negociações estão em curso, não se sabe se a MLB vai instituir um limite ou apenas uma “diretriz”. No entanto, uma fonte da ‘ESPN’ revelou que o limite é “provável” a menos que haja uma oposição imprevista.
A MLB também conversou com o sindicato dos árbitros para ver se é possível que os árbitros na central de replay em Nova York podem tomar decisões mais rápidas. Eles discutiram uma “diretriz” de dois minutos, a menos que haja situações atenuantes, disseram fontes.
Sob essa diretriz, os árbitros seriam instruídos a permitirem que as chamadas em campo sejam ratificadas caso não se tenha visto evidências claras para que a decisão seja alterada após dois minutos. Mas há árbitros que resistem ao limite de tempo colocado nas avaliações, já que eles acreditam que o objetivo do replay é conseguir ter o máximo de decisões corretas.
A ironia na discussão é o fato de que as revisões na última temporada tiveram a menor média de duração de todos os tempos. O tempo médio da revisão caiu de 1m51s em 2015 para 1m36s no ano passado. O tempo que os árbitros ficam no headset esperando a decisão final caiu de 1m27s para 1m10s.
A liga também descobriu que 74,5% de todas as revisões levaram menos do que dois minutos, contra 62% no ano anterior. Revisões de menos de um minuto passaram de 18,2% para 23m5s no ano passado. A MLB também conseguiu reduzir pela metade as revisões longas, sendo que os replays que levaram três minutos ou mais saíram de 12,6% em 2015 para 5,3% em 2016. Já as revisões de quatro minutos ou mais foram de 2,7% para 1,2%. Apenas 18 replays duraram mais do que quatro minutos contra 36 em 2015.
Por outro lado, nenhum desses dados inclui o tempo que os managers demoraram para desafiar a jogada ou não. A liga não compila o tempo do final de uma jogada até a decisão do manager, nem registra o número de atrasos que resultam em jogadas que não são desafiadas. Apesar disso, fontes disseram que a MLB quer reduzir esse tempo.
Amante de esportes em geral e ex-jogador de beisebol. Apesar de preferir o passatempo americano e torcer pelo New York Yankees, me redimo ao acompanhar o sofrido Miami Dolphins na NFL e fico sem time da NBA.