MLB

MLB Playoffs 2020: classificação, formato em meio à pandemia e expectativa

(Facebook/MLB)

Basicamente, a temporada regular teve menos jogos do que de costume, mas a pós-temporada terá mais times e mais jogos do que o normal. É a loucura provocada pela pandemia que vai culminar no momento mais esperado do beisebol: MLB Playoffs 2020.

Com menos partidas, as brigas para a classificação aos playoffs ficaram mais intensas e de difícil previsão. E a pós-temporada também deve seguir assim. Ah, e nada de bolha, mas polêmicas de sobras com diversos casos confirmados de COVID-19 e nada de público nos estádios.

Uma temporada ímpar

Com a pandemia, a temporada que era para ter sido iniciada em 26 de março só foi começar no dia 23 de julho, praticamente quatro meses depois. E dos 162 jogos, a temporada caiu para apenas 60 para cada umas das 30 equipes.

Só que os Estados Unidos ainda sofrem com a pandemia e muitos jogadores foram contaminados durante a temporada, já que a liga não conseguiu criar uma bolha. Pelo protocolo da MLB, os times com jogadores infectados ficaram sem jogar por tempo, o que forçou a realização de dois jogos no mesmo dia em várias ocasiões. Essas ‘dobradinhas’ (ou doubleheaders, em inglês) forçaram a liga a diminuir o número de entradas, de nove para sete. E, em toda entrada extra, um jogador começou na segunda base.

Só que essas novas regras criaram muitas imperfeições durante a temporada. Alguns times jogaram mais doubleheaders, outros menos. A temporada deve acabar no dia 27 de setembro, isso se tudo sair como planejado. Em meio à pandemia, isso tem sido bem complicado.

MLB playoffs 2020

Temporada 2020 MLB sem a presença de público (Facebook/MLB)

Quando?

MLB Playoffs 2020 está com data para começar no dia 29 de setembro. Diversas vezes ao longo da temporada regular, algumas equipes tiveram seus jogos atrasados por causa de casos de COVID-19 em seus elencos. Esse cenário tem sido recorrente e pode alterar a data de estreia dos playoffs.

Contudo, já está definido que não haverá jogos extras em caso de empate. Se duas equipes terminarem empatadas, o confronto direto será usado para o desempate. Se não for suficiente, o recorde dentro da divisão será usado. Caso o empate ainda persista, o desempate será o recorde nos últimos 20 jogos dentro da divisão. Se ainda assim não houver um vencedor, os 21 jogos dentro da divisão serão usados e assim por diante.

Quantos times?

Em vez dos dez times que se classificavam para os playoffs, agora serão 16, sendo oito da Liga Nacional (NL) e oito da Liga Americana (AL). Os três campeões de divisão em cada liga estão garantidos na pós-temporada e serão classificados de primeiro a terceiro de acordo com a campanha.

MLB Playoffs 2020

MLB Playoffs 2020 (Reprodução/mlb.com)

Os segundos melhores da divisão em cada liga em também seguem a mesma a regra, sendo classificados de quarto a sexto de acordo com a campanha.

Para finalizar os oito classificados em cada liga, as duas melhores campanhas dentre os outros times restantes serão os classificados de sétimo a oitavo.

Como?

De forma bem simples, o primeiro colocado de cada liga enfrenta o oitavo, o segundo pega o sétimo e assim por diante. Nessa primeira rodada do MLB Playoffs 2020, chamada de Wild Card Series, as séries serão em melhor de três jogos, com todas as partidas na casa do melhor classificado.

Na segunda rodada, chamada de Division Series, o vencedor do confronto entre o primeiro e o oitavo colocado enfrenta o vencedor do jogo entre o quarto e o quinto colocado. Já o vencedor entre o segundo e sétimo, enfrenta o vencedor do terceiro contra o sexto. O formato da série é em melhor de cinco jogos, com o melhor classificado de cadas liga jogando dois jogos em casa, dois fora (se necessário) e mais um dentro de casa (se necessário).

Na terceira rodada, chamada de League Championship Series, os vencedor da segunda rodada se enfrentam em série melhor de sete jogos para decidirem o campeão de cada liga. O melhor classificado inicia jogando em casa as duas primeiras partidas, depois joga três na casa do adversário e retorna para mais duas, se necessário.

A World Series, que reúne os campeões de cada liga, será definida em melhor de sete jogos, com o mesmo formato da League Championship Series (2/3/2). O melhor time durante a temporada regular começa jogando em casa.

Favoritismo

Dito tudo isto, fica muito complicado apontar favoritos. A temporada regular foi brutalmente encurtada pela pandemia enquanto a pós-temporada ganhou novos contornos. Fato é que o Washington Nationals, atual campeão, não pode ser descartado. A equipe surpreendeu em 2019 e pode repetir o feito. Ainda pela Liga Nacional, o Los Angeles Dodgers, o Chicago Cubs e o San Diego Padres aparecem bem na fita. Atlanta Braves corre por fora.

Pela Liga Americana, o New York Yankees começou bem a temporada, mas caiu de rendimento e foi superado pelo rival Tampa Bay Rays. Oakland Athletics e Houston Astros brigam forte no Oeste, enquanto o Chicago White Sox surge como a grande surpresa.

Comments
To Top