MLB

Kenley Jansen deixa no ar a possibilidade de uma greve

Kenley Jansen

(Crédito: Instagram/reprodução)

Apesar da offseason ter sido marcada por uma troca que levou Giancarlo Stanton para o New York Yankees, o mercado de agentes livres está bastante lento e, mesmo com fevereiro chegando, os principais nomes continuam sem contrato.

Existem diversos fatores para explicar a redução nos gastos entre elas: as equipes não estão dispostas a pagar tanto para free agents, os times passaram a valorizar mais o farm system, muitas franquias estão em reconstrução, ninguém quer passar o limite do luxury tax, não há mais a necessidade de se vender muitos ingressos na época da mídia digital, entre outros.

Independentemente das razões, já surgiram rumores da preocupação de Tony Clark – chefe da MLBPA – e a palavra “colusão” apareceu. Recentemente, Jeff Passan noticiou que um jogador de gabarito pode ficar meia temporada sem jogar para tentar se valorizar.

Agora o fechador Kenley Jansen deu uma declaração interessante sobre o lento mercado de free agents e tanking (perder para ter melhores escolhas de draft) durante a fan fest do Los Angeles Dodgers.

“Isso é algo que talvez possamos abordar, então você não tem muitos Miami Marlins fazendo isso. Talvez seja um ajuste para nós, como associação de jogadores. Talvez precisemos de uma greve, para ser honesto com você. É assim que me sinto sobre isso”.

Via Bill Shaikin, do ‘Los Angeles Times’, ouviu a declaração de Jansen e informou que o jogador de 30 anos suavizou um pouco o que ele disse, mas que não voltou completamente atrás. Como assinou o segundo maior contrato de um reliever (cinco anos e US$ 80 milhões) na última offseason, a maior preocupação do arremessador dos Dodgers é seus companheiros e não seu caso pessoal.

Uma greve seria uma medida extrema por parte dos jogadores e é improvável. De certa forma, isso indica um pouco de falta de liderança na MLBPA e que os jogadores saíram perdendo na última negociação coletiva de trabalho. Por outro lado, a MLB não deve permitir o tanking.

Comments
To Top