Coluna Bullpen

Ichiro empata com Babe Ruth em número de rebatidas na MLB

Crédito: wikicommuns/Reprodução

Crédito: wikicommuns/Reprodução

Nessa semana, Ichiro Suzuki, defensor externo do Miami Marlins, que já jogou pelo New Yrok Yankees e pelo Seattle Mariners, se igualou a Babe Ruth em números de rebatidas na MLB. Agora os dois jogadores têm 2873 rebatidas na MLB. Se contar a liga japonesa e a MLB, o jogador dos Marlins tem mais de 4000 rebatidas.

Babe Ruth e Ichiro não tem muitas coisas em comum, além da marca, que deixou ambos empatados na 42ª posição de rebatedores com mais rebatidas na MLB. De um lado, a lenda dos Yankees é um jogador de potência, e já foi o rebatedor com mais home runs em uma temporada 12 vezes. Já Suzuki é um jogador de rebatidas curtas, que usa muito a sua velocidade, defensivamente e ofensivamente.

Infelizmente o jogador de 41 anos, aparentemente, nunca foi muito valorizado pelas grandes equipes, já que ele somente saiu dos Mariners, que não foram aos playoffs na era Ichiro, em 2012, quando ele tinha 39 anos e já não era mais um jogador de aproveitamento acima de 30%.

A melhor temporada, em relação a prêmios do atleta foi em 2001, anos de sua estreia na MLB. Nesse ano, o japonês ganhou os prêmios de novato do ano da Liga Americana (AL), MVP da American League, luva de ouro, luva de prata, melhor rebatedor, em porcentagem, da AL, melhor roubador de bases da AL e MVP do All-Star game.

Certamente o jogador dez vezes All-Star poderia ter jogado em times mais competitivos e merecia ter ganho pelo menos dois anéis de campeão da World Series, contudo demoraram demais para conseguirem adquirir o jogador com o recorde da MLB de mais rebatidas em uma temporada (262) e de mais rebatidas simples em uma temporada (225).

O mais incrível desse defensor externo, que conseguiu 200 rebatidas em dez temporadas seguidas, é que ele continua sendo um jogador muito útil, que nunca teve um desempenho abaixo de 26,1% e que por dez temporadas consecutivas teve um desempenho acima de 30%.

Nessa temporada, Ichiro está com um aproveitamento de 28,4%, com oito corridas impulsionadas, três bases roubadas e um home run em 40 jogos. Apesar do bom desempenho, o jogador, que deveria participar de mais jogos, dificilmente irá para os playoffs, contudo com mais uma ou duas temporadas deverá chegar ao clube dos jogadores com 3000 ou mais rebatidas, que só tem 28 jogadores, entre eles Derek Jeter, Pete Rose, Ty Cobb, Hank Aaron e Roberto Clemente.

Em uma previsão para as próximas temporadas, Ichiro Suzuki deverá jogar em clubes com menos ambição, apesar de poder ir para grandes equipes como backup, não conquistará um anel de campeão, alcançará a marca de 3000 rebatidas na MLB e se aposentará com festa, e quem sabe com número aposentado no Seattle Mariners, que poderia o contratar, nem que seja por um dia, para fazer a despedida do japonês, que com certeza entrará no Hall da Fama.

Comments
To Top