Coluna Bullpen

Folha de pagamento do Los Angeles Dodgers é sinônimo de resultado

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

 

Os Dodgers não iam para os playoffs da MLB há muito tempo. Mas desde a chegada de Magic Johnson e companhia, também chegou o dinheiro e o time se tornou o centor das atenções no baseball norte-americano. 2 bilhões de dólares foram usado para comprar o time e mais $217 milhões foram investidos na contratação de atletas. Os Dodgers saíram do anonimato e vão incomodar muito.

E vão incomodar porque o time possui muito talento, que só o dinheiro pode comprar. Em 2014, a franquia california lidera a lista no quesito folha de pagamento. $229 milhões em salários, 30 milhões de dólares a mais que o segundo na lista, o New York Yankees. E dinheiro faz muita diferença no baseball. Por mais que novos métodos consigam avaliar quem pode brilhar na MLB, só o dinheiro pode reunir vários astros no mesmo elenco. Clayton Kershaw, Yasiel Puig, Hanley Ramirez, Adrian Gonzalez, Zech Greike e Carl Crawford são uma pequena amostra do poder contido no elenco dos Dodgers.

Os críticos dessa visão extremamente capitalista dirão que o dinheiro não compra títulos. No baseball ele compra sim, e a maior prova é a vasta coleção de World Series dos Yankees. Os críticos ainda dirão que o desempenho dos Dodgers na atual temporada mostra que a franquia de L A não está sendo dominante na Divisão Oeste da Liga Nacional. E realmente os números comprovam que atual temporada dos Dodgers é mediana.

Todavia, para se chegar aos playoffs não é preciso ter a melhor das campanhas. Existem os jogos de wild card, tão imprevisíveis quanto o próprio baseball. Diante deste cenário, os Dodgers podem perfeitamente chegar os playoffs, desde que tenham mais vitórias do que derrotas, e isso os Dodgers vão conquistar.

Nos playoffs a magia acontece e os times se apequenam ou engrandecem. E se não houver conquista, o mercado em L A é absurdamente rentável, o dinheiro circula e gera mais poder de capital. O espírito capitalista norte-americano encontrou no baseball um abrigo e onde seu poder ecoa em alto e bom som.

 

 

 

 

Comments
To Top