MLB

Entenda como o coronavírus afetou a Major League Baseball

Dodger Stadium, caso do Los Angeles Dodgers, time da Major League Baseball

(Crédito: Instagram/reprodução)

A longa espera para o retorno do beisebol parece estar mais perto de acabar. Contudo, enquanto a Major League Baseball (MLB) segue discutindo com a Associação de Jogadores sobre como fará a temporada de 2020 (veja o meme abaixo sobre o grande trabalho da liga frente à NFL e a NBA).

Major League Baseball simply can’t get it together.

Publicado por Baseballer em Sábado, 6 de junho de 2020

Com a incerteza sobre quantos jogos e o que será da modalidade em 2020, o primeiro grande movimento percebido foi o alto número de cirurgias que os jogadores optaram por realizar no início da pandemia no ocidente. Nomes como Chris Sale e Noah Syndergaard passaram pelo hospital para fazer a temida Tommy John, já que não sabiam como seria o ano.

Além disso, o coronavírus permitiu a Major League Baseball ter tempo para pensar em como iria punir o Boston Red Sox e o manager Alex Cora por causa do uso de tecnologia para roubar sinais. A liga ainda foi cirúrgica (no bom e no mau sentido) e aproveitou o draft da NFL para jogar um fog na branda punição que deu à equipe de Massachusetts.

A possível redução da temporada ainda acaba abrandando as punições emitidas para Jeff Lunhow e AJ Hinch, respectivamente ex-general manager e ex-manager do Houston Astros, penalizados por grande escândalo de roubo de sinais no título de 2017.

Por fim, as discussões sobre como a temporada da MLB irá ser disputada escancarou as diferenças entre MLBPA e a liga. Os jogadores deixaram claro que não vão aceitar mais um corte no seu salário, como o comissário Rob Manfred e os times sugeriram, e eles ainda estão fazendo um grande esforço para ajudar os milhares atletas das ligas menores que estão sendo demitidos.

O cabo de guerra entre os dois também inclui a acusação de que a Major League está “privando a América (leia-se Estados Unidos) do beisebol” por causa de disputas salarial e ainda conta como a liga se rejeitando a oferecer uma contraproposta após a MLBPA sugerir uma temporada regular de 114 jogos, sem novos cortes salariais. Anteriormente as equipes haviam sugerido 82 partidas incluindo redução salarial e opção para sair do contrato para o jogador que não se sentisse a vontade de jogar.

No final das contas, a tensão entre os lados se acirrou e, ao que tudo indica, os próximos anos podem ser de uma relação dura para Rob Manfred tentar implementar as mudanças que deseja. Sinceramente, não haver uma temporada de 2020 parece ser uma possibilidade, levando em conta o fato da MLB não querer estender seus jogos até novembro por causa do medo de uma segunda onda do coronavírus.

Comments
To Top