MLB

Cody Bellinger e companhia expõem crise grave que MLB e MLBPA vivem

Rob Manfred, comissário da MLB

(Crédito: Facebook/reprodução)

O mundo está em crise por causa do coronavírus. Já a Major League Baseball (MLB) e a Associação de Jogadores (MLBPA)… porque foram pegas em meio a um grande escândalo de roubos de sinais envolvendo o Houston Astros.

Há algumas semanas, quem escancarou para o público a situação foi Cody Bellinger, do Los Angeles Dodgers. O atual MVP da Liga Nacional falou publicamente que Jose Altuve roubou o prêmio de jogador mais valioso de Aaron Judge (que deletou sua foto com o segunda base dos Astros) em 2017.

É raro vermos jogadores de impacto realizando comentários tão fortes e ainda mais quando estão em extrema evidência. Os fatos após a declaração reforçaram o mal estar na liga.

Trevor Bauer, arremessador do Cincinnati Reds, indicou que arremesso faria durante uma partida do spring training. Diversos jogadores fizeram brincadeiras irônicas sobre roubo de sinais, atletas dos Astros levaram boladas, e muitas vaias, inclusive em jogos como mandante, foram desferidas contra a equipe de Houston.

Agora vamos para as consequências e destrincharemos a crise.

Parte 1: A MLB está em uma sinuca de bico. Basicamente está em meio a um conflito grave. Está colocando os jogadores do Houston Astros em risco, porque eles serão “punidos” e levarão muitas boladas ao longo da temporada (elas já começaram nos jogos amistosos e você pode apostar no over/under de 80,5).

Para evitar isso, a liga já sinalizou com possíveis sanções aos responsáveis. No entanto, ironicamente, você vai penalizar um infrator e outro não, deixando quem “gerou o problema” livre.

Ao mesmo tempo, a insatisfação geral dos atletas pode colocar obstáculos às próximas mudanças que Rob Manfred quer realizar e no próximo acordo coletivo. Um engessamento deixa a batata ainda mais quente para o comandante da MLB.

Falando no comissário, um proprietário o apoia: Jim Crane. Os outros 31 (talvez o dos Red Sox, equipe suspeita de envolvimento em roubo de sinais, não) não gostaram do resultado da punição à equipe texana e isso pode resultar na queda de Manfred.

É bom que os resultados dentro e fora de campo sejam muito bons e que as novas medidas ‘anti-falcatruas’ sejam revolucionárias para o esporte.

Parte 2: Voltando um pouco à primeira parte, as estrelas da Major League Baseball não estão satisfeitas e o grande responsável pela imunidade total aos jogadores do Houston Astros é Tony Clark, executivo da MLBPA. Foi ele quem negociou os termos da rendição e delação com Manfred que deixaram Jose Altuve, Alex Bergman, Carlos Correa e companhia livres.

Como resultado, o chefão da Associação dos Jogadores está na corda bamba e pode, a qualquer momento, ser chutado para fora. Seu eleitorado não irá apoiá-lo mais.

Comments
To Top