Bullpen

Conheça a história do “The Core Four”

(Crédito: Divulgação/Facebook)

(Crédito: Divulgação/Facebook)

Com o anúncio oficial da aposentadoria de Derek Jeter do New York Yankees para este final de semana contra o Boston Red Sox, no Fenway park, uma das maiores franquias dos esportes americanos já sabe a data que poderá se despedir de uma das principais gerações de todos os esportes.

Responsável por 15 aparições nos playoffs em 16 temporadas, 11 títulos de divisão e cinco vitórias na World Series, o “Core Four”, de Andy Pettite, Mariano Rivera, Jorge Posada e Derek Jeter, em tradução literal para os quatro pilares, transformou a postura de um time que ano após ano colecionava problemas e, mesmo com altos investimentos e recordes pessoais durante a temporada regular, não conseguia transportar tal soberania para o momento decisivo.

Comparáveis a gerações como de Babe Ruth e Lou Gerig na década de 30, Joe DiMaggio nos anos 40 e Mickey Mantle nos anos 50 e 60, a classe de novatos de 1995 chega ao fim com número impressionantes, alguns individuais, mas principalmente no âmbito coletivo.

Início da Era de Ouro

Com fracassos e desilusões ao longo de toda a década de 90, mesmo com investimentos astronômicos, a franquia mais valiosa do beisebol não conseguia emplacar vitórias na pós-temporada.

Eliminações marcantes como os anos de 1994 e, principalmente, no ano seguinte, quando após vencer duas partidas em casa, os “galácticos” foram eliminados pelo Seattle Mariners com três derrotas consecutivas e, mais uma vez, o sonho da World Series ficava pelo caminho.

Dono do New York Yankees desde a década de 70 após a compra da franquia com alguns parceiros por US$ 11 milhões, George Steinbrener decidiu que aquele era o momento exato para algumas trocas no comando dos bombardeiros de Nova York.

A demissão de Buck Showalter e a colocação de Joe Torre no ano de 1996 mudou a postura do time dentro do vestiário, principalmente pela calma e serenidade do novo comandante, ao contrário dos métodos radicais do atual técnico do Baltimore Orioles.

Don Mattingly, atual comandante do Los Angeles Dodgers e uma grande esperança da franquia para aquele período, se aposentou após o final da partida contra os Mariners graças a uma grave contusão nas costas.

Hora dos garotos assumirem

Embora estivesse assumindo pela primeira vez uma franquia como técnico, Joe Torre teve um brilhante trabalho ao desenvolver seus jovens jogadores em ascensão, que anos depois mudariam a história dos Yankees para sempre: Derek Jeter, Andy Pettitte, Mariano Rivera e Jorge Posada.

Estreando no ano de 1995 na liga um ano antes graças a diversas contusões, Jeter assumiu a posição de shortstop titular apenas na temporada seguinte, quando foi impressionante bem durante os treinamentos de verão. e nunca mais largou a camisa número 2, que futuramente será aposentada pela franquia nova-iorquina.

Arremessador profissional desde o ano de 1995, Andy Pettitte, ao contrário do shortstop, se consolidou logo em seu primeiro ano, com um recorde de 12 vitórias e três jogos completos.

Maior “fechador” da história do beisebol, Mariano Rivera só pode receber este título graças a mudança feita por Joe Torre, que percebeu que o atleta não estava rendendo o suficiente como arremessador titular e o transferiu para o bullpen.

Atleta com maior dificuldade para se instaurar no difícil mundo da MLB em relação aos seus companheiros, Jorge Posada só conseguiu atuar decentemente no ano de 1997, quando jogou “apenas” 60 partidas, mas foi importante para o grupo como catcher reserva.

O primeiro título

Com a melhor campanha da liga americana e campeão da divisão leste após 15 anos, a franquia nova-iorquina chegou ao mês de outubro mais uma vez com a expectativa de chegar á World Series.

Porém, ao contrário das outras campanhas, vitórias sobre o Texas Rangers e Baltimore Orioles credenciaram os bombardeiros de Nova York para enfrentar o Atlanta Braves, campeão da liga nacional.

Após duas derrotas consecutivas, Derek Jeter e companhia arrasaram a franquia do estádio do Georgia nos quatros jogos seguintes e acabaram com uma seca de 18 anos.

Com mais quatro títulos em 10 anos, o “Core Four” entrou para a história com inúmeros recordes e anéis que colocaram eles no Hall da Fama do beisebol.

 

Popular

Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright QuintoQuartoBR

To Top