MLB

Brodie Van Wagenen, agente de Jacob deGrom, será o novo general manager dos Mets

Brodie Van Wagenen, novo general manager do New York Mets

(Crédito: Twitter/reprodução)

O New York Mets negociou muitos de seus grandes contratos com os principais jogadores por meio de Brodie Van Wagenen na última década. Agora, o agente, que é um dos mais poderosos do beisebol, será o general manager da franquia do Queens. O anuncio oficial será feito ao término da World Series.

Aos 44 anos de idade, ele tem em sua lista de clientes nomes como Jacob deGrom, Yoenis Cespedes, Tim Tebow (todos dos Mets), Ryan Zimmerman e Robinson Cano. Van Wagenen será um dos poucos agentes a fazer a transição para a diretoria de um time da MLB. Ele precisará cortar todos os laços com sua agência e estaria passando o fim de semana ajudando a CAA a manter seus clientes mais proeminentes, incluindo deGrom. Jerry Berry e Nez Balelo irão assumir a liderança da empresa.

As conversas entre New York Mets e Van Wagenen começaram organicamente logo após o anuncio do afastamento do general manager Sandy Alderson por tempo indeterminado por problemas médicos. O chefe de operações de beisebol Jeff Wilpon procurou Van Wagenen para obter conselhos sobre candidatos ao cargo e a conversa acabou tomando outros rumos.

Apesar de rara, não será a primeira vez que um agente se tornará gerente. Entre os exemplos está Dave Stewart, que se tornou general manager do Arizona Diamondbacks em 2014, mas só ficou no cargo dois anos. Já Jeff Moorad desistiu da carreira de agente para se tornar coproprietário dos D-Backs e depois dos Padres.

Van Wagenen estará sob os holofotes por ter informações médicas exclusivas de seus jogadores que ele poderia usar contra seus clientes em negociações contratuais. Em julho, ele chegou a falar que os Mets deveriam assinar uma extensão de longo prazo com Jacob deGrom. Outras preocupações estão a falta de experiência dele na diretoria de um time.

Ele superou Chaim Bloom, vice-presidente sênior de operações de beisebol do Tampa Bay Rays, na disputa pelo cargo. Bloom, 35 anos, é conhecido por ser um dos melhores com dados.

Comments
To Top