Em um duelo muito tradicional no beisebol, a República Dominicana ganhou, nesta quinta-feira da Venezuela por 3 a 0 no segundo jogo de cada equipe no grupo F, da segunda fase do World Baseball Classic.
O jogo
Até a parte de baixo da quinta entrada, as duas seleções latinas vinham alternando turnos ofensivos com chances de anotar corridas e três eliminações rápidas, mas Gregory Polanco mudou a partida no quinto inning mandando a bola para o outro lado do muro e inaugurando o placar. Os dominicanos abriam 1 a 0.
A vantagem da República Dominicana aumentou na sétima entrada. Após uma rebatida simples e um walk, Robinson Cano deixou o jogo em 2 a 0 após impulsionar a corrida anotada por Wellington Castillo com uma rebatida simples.
A última corrida anotada pela equipe caribenha veio na entrada seguinte, com um home run de Nelson Cruz.
Apesar de Fernando (uma entrada perfeita) ter ficado com a vitória e Jeurys Familia (uma entrada sem ceder corridas) ter levado o save, todos os arremessadores da República Dominicana jogaram muito bem. Jhoulys Chacin (4,1 entradas e uma corrida cedida) ficou com a derrota.
Robson Cano, com duas rebatidas, um walk e uma corrida impulsionada em quatro aparições ao bastão, foi o destaque ofensivo da partida.
Situação do grupo
Com esse resultado, a República Dominicana chega a sua primeira vitória na segunda fase do World Baseball Classic e está com desempenho de 1-1. Já a Venezuela está com duas derrotas e precisa vencer o seu último jogo para não ser eliminado. Estados Unidos e Porto Rico, ambos com uma vitória, se enfrentarão, nesta sexta-feira para ver quem assume a liderança da chave.
Classificados
Grupo E – Japão e Holanda
Grupo F – a definir
Terceira fase
Sede em Los Angeles, Estados Unidos
Semifinal 1: Japão x segundo melhor classificado do grupo F
Semifinal 2: Holanda x melhor classificado do grupo F
Confira o que rolou até agora no World Baseball Classic:
06/03 – Na abertura do WBC, Israel bate Coreia do Sul na décima entrada
07/03 – Israel vence a segunda; Japão estreia com vitória sobre Cuba
08/03 – Holanda ganha, se classifica e elimina a Coreia do Sul; Japão vence a segunda
09/03 – manhã – Austrália vence a primeira; Coreia bate Taiwan e está garantida na próxima edição; veja o resumo da manhã do WBC
09/03 – noite – Itália vence México de virada na nona entrada; República Dominicana estreia com vitória; veja o resumo da noite de quinta
10/03 – manhã – Cuba bate Austrália e avança; Japão termina fase invicto; veja o resumo da manhã da sexta do WBC
10/03 – noite – Estados Unidos sofre, mas vence a Colômbia; Porto Rico atropela a Venezuela; veja o resumo da noite
11/03 – República Dominicana bate EUA; Porto Rico continua invicto; veja o resumo do sábado do WBC
12/03 – manhã – Japão ganha da Holanda nas entradas extras; Israel vence Cuba; veja o resumo da manhã de segunda fase do WBC
12/03 – noite – Porto Rico vence mais uma; Venezuela e Itália farão jogo de desempate; veja o resumo da noite de domingo do WBC
13/03 – manhã – Com direito a Mercy Rule, Holanda bate Israel em jogo da segunda fase
13/03 – noite – Venezuela vence Itália no jogo de tiebreak e avança para a segunda fase
14/04 – manhã – Japão vence a segunda e deixa Cuba contra a parede
14/04 – noite – Yadier Molina decide e Porto Rico bate a República Dominicana
15/03 – manhã – Japão e Holanda vencem e avançam para a semifinal do World Baseball Classic
16/03 – Nas entradas finais, Estados Unidos acorda e bate Venezuela de virada
Amante de esportes em geral e ex-jogador de beisebol. Apesar de preferir o passatempo americano e torcer pelo New York Yankees, me redimo ao acompanhar o sofrido Miami Dolphins na NFL e fico sem time da NBA.