Protagonista do UFC 288, evento realizado no último sábado (6/5), Aljamain Sterling teve trabalho para passar por Henry Cejudo. Depois de cinco rounds equilibrados, o norte-americano garantiu a vitória na decisão dividida dos juízes e manteve o cinturão peso-galo (até 61,2 kg) da organização.
Além do triunfo, Sterling cravou seu nome entre os maiores nomes da atualidade e já entra na discussão como o maior da história dos galos. O Funk Master, como é conhecido, chegou a 14 vitórias e, agora, é o lutador que mais venceu na categoria. Ele ultrapassou TJ Dillashaw, seu ex-rival.
VEJA TAMBÉM
+ UFC 288: Sterling frustra volta de Cejudo e mantém cinturão
++ UFC 288: Sterling nem comemora vitória e já bate-boca com desafiante
E não para por aí. Aljamain também chegou em sua sequência de nove triunfos seguidos — passando por Merab Dvalishvili, que é parceiro de treinos e amigo pessoal. O norte-americano, por fim, quebrou o recorde como o atleta com mais defesas de cinturão, tendo defendido por três vezes, diante de Petr Yan, TJ Dillashaw e Henry Cejudo.
Still the 135-lb king in this Octagon 😤 #UFC288 pic.twitter.com/l4d77KH7zg
— UFC (@ufc) May 7, 2023
O futuro de Sterling
Sterling passou por Henry Cejudo e, no próprio UFC 288, já acertou seu próximo adversário. Já com o cinturão, o lutador viu Sean O’Malley subir ao octógono e trocou provocações, além da promessa de uma oportunidade pelo título em sequência.
Aos 33 anos, Aljamain é profissional desde 2011 e soma um cartel de 23 resultados positivos e três negativos. Ele já superou nomes como Cory Sandhagen, Henry Cejudo, Petr Yan, Renan Barão e TJ Dillashaw — lutadores que já competiram em disputas pelo cinturão.