Lutas e MMA

Raoni Barcelos x Timur Valiev – Resultado, destaque e reação

Neste sábado (26), na APEX UFC, em Las Vegas, ocorreu o UFC Vegas 30, evento que contou com o duelo entre Raoni Barcelos x Timur Valiev no card principal do evento. Um duelo bastante movimentado entre dois atletas de ótimo nível, que vinham de boas vitórias em suas últimas apresentações na divisão peso-galo (até 61 kg) do UFC.

Confira todos os detalhes dessa peleja que resultou na vitória do atleta russo por decisão majoritária dos juízes.

1ºROUND

Inicialmente, o primeiro minuto do round foi de estudo de ambos os lados, com o atletas procurando espaço e tentando encontrar a distância certa para desferirem os primeiros golpes. Assim, foi através de chutes na linha de cintura que os golpes começaram a entrar dos dois lados. O russo tomava a iniciativa, enquanto o brasileiro devolvia na mesma moeda. Na metade do round, Valiev conseguiu pegar o brasileiro no cliche e o colocar de costas para a grade, mas Raoni se livrou da posição de desvantagem rapidamente. Os lutadores voltaram a trocar golpes no centro do octógono, com leve vantagem para o russo. Então, no minuto final, Valiev partiu para tentar a queda com um single leg, mas o brasileiro defendeu bem.

Assim, consideramos o round para o russo Timur Valiev, abrindo 10-9 em nossa contagem.

2ºROUND

O segundo round começou com Raoni tomando o centro do octógono e tentando apertar o passo para encontrar uma melhor distância. Ele teve dificuldades neste aspecto no primeiro round. O brasileiro se movimentou mais e passou a buscar lutar na média distância para encontrar o rosto do russo. Assim, Valiev tentou quedar o brasileiro, mas Raoni defendeu bem a tentativa, deixando um golpe de saída. Então, no minuto três, os lutadores se aproximaram e com um cruzado de esquerda Raoni consegui derrubar o russo. Assim, o brasileiro foi com tudo para o ground and pound, soltando golpes. Ao perceber que o russo estava conseguindo levantar, o brasileiro soltou um gancho de direita que derrubou novamente Valiev. Raoni intensificou as “marretadas” no ground and pound, mas a Valiev conseguiu segurar a pressão até o soar do gongo.

Sendo assim, o round foi claro de Raoni Barcelos, cabendo inclusive um 10-8, mas na nossa contagem o round terminou 10-9 para o brasileiro.

3ºROUND

Nesse sentido, o assalto final se tornou decisivo para os lutadores. Tanto Raoni, quanto Valiev, tentavam controlar o centro do octógono, trocando chutes baixos. Raoni soltou alguns bons jabs na guarda vazada do russo, mas sem muito ímpeto. Então, Valiev partiu para um double leg. O brasileiro manteve-se firme novamente e conseguiu escapar da pegada. A luta começava a ganhar um cenário de dramaticidade, pois qualquer ação poderia ser decisiva nas papeletas dos juízes. Assim, Timor Valiev se mostrou mais inteiro na reta final e soltou golpes pouco efetivos, mas em maior quantidade que o brasileiro. Nos segundos finais, os atletas se aproximaram, mas não houve contato.

Com isso, consideramos que Timor Valiev apresentou uma leva vantagem no round final, com um 10-9 a seu favor.

Na decisão oficial dos juízes: Timur Valiev venceu Raoni Barcelos por decisão majoritária (28-28, 29-28, 29-28).

OPINIÃO DA LUTA

Ao contrário do previsto, o brasileiro que entrou no octógono como grande favorito para o duelo acabou sucumbindo ao jogo intenso de Timur Valiev. Assim, o atleta russo emenda sua segunda vitória consecutiva na organização. Por outro lado, Raoni Barcelos que havia vencido suas cinco lutas dentro do Ultimate, saiu do octógono da APEX UFC com sua primeira derrota.

Ficou bastante claro que apesar da melhor qualidade técnica do atleta brasileiro, o russo soube fazer a leitura correta do confronto. Seguiu sua estratégia a risca, evitando se deixar encurralar pelo brasileiro. Outro ponto que chamou a atenção, foi que Raoni Barcelos não tentou nenhuma queda, o que poderia lhe dar vantagem nos rounds, tendo em vista que se trata de um faixa preta de jiu jitsu. Enfim, fica a lição para o brasileiro voltar aos treinos e para trilhar novamente o caminho das vitórias, pois talento ele tem de sobra.

Foto: Reprodução / Getty Imagens

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

To Top