Lutas e MMA

Francisco Figueiredo x Malcolm Gordon como aconteceu – Resultado, destaques e reação

Malcolm Gordon

Neste sábado (17), no UFC Apex, em Las Vegas, ocorreu o UFC Vegas 31. No card principal, os pesos-moscas (até 57.6 kg) Francisco Figueiredo x Malcolm Gordon fizeram uma luta de nível técnico até questionável, com alternância nas ações, onde o canadense levou a melhor por decisão unanime dos juízes. Veja como ocorreu a luta entre esses dois lutadores do UFC.

1° ROUND: GORDON MAIS EFETIVO

De início, Gordon veio com tudo pra cima buscando, desde o toque das luvas inicial, a luta agarrada. Até de maneira atabalhoada, o canadense insistiu por um minuto inteiro sem sucesso, os dois atletas trocaram um pouco em cima. E, mais uma vez, Malcolm foi pra luta agarrada, conseguiu a queda, porém caiu por baixo.

Nesse momento, Figueiredo ficou por cima, controlando a posição, porém sem nenhuma efetividade até o minuto quatro, onde tentou uma finalização que foi frustrada. A partir daí, Gordon raspou, conseguiu a montada, e aplicou um ground and pound bem ativo, que somada a queda aplicada lhe renderam a vitória no round na opinião dos três juízes.

2º ROUND: FIGUEIREDO EMPATA A LUTA

Esse round começa da mesma forma do primeiro. No entanto, Francisco estava preparada para as investidas em queda do canadense, que perduram por pelo menos dois minutos, e frustrado Gordon tenta ir para a trocação e claramente é menos veloz e refinado que seu oponente, que na base da técnica e esquivas em dia, conectam os principais golpes pelos próximos três minutos subsequentes, com Gordon conseguindo uma queda faltando apenas 30 segundos para o fim do round.

Assim, dois dos três juízes laterais marcaram 10 a 9 para o brasileiro, e um marcou 10 a 9 para o canadense. Mas, nesse round, fica claro que o jogo em pé do canadense é limitado. O caminho da vitória, para Malcolm, era no grappling. E, também, fica claro que Figueiredo não tem nenhum senso de urgência, pois, em inúmeras vezes, poderia ter acelerado as ações e encerrado a luta, e não o fez.

3º ROUND: DOMÍNIO DO MALCOLM GORDON

No início do round, Figueiredo comete um erro muito amador, onde tenta uma joelhada voadora e cai por baixo na guarda. Nesse meio tempo, o canadense inicia um domínio na luta agarrada que dura até os 30 segundos finais, onde só Franscisco consegue inverter as posições. Mas mesmo assim não aplica nenhum golpe relevante, nem tenta uma finalização. Enfim, round foi tranquilo de pontuar e todos os juízes laterais marcam 10 a 9 para Gordon confirmando a vitória por decisão unanime.

FRANCISCO FIGUEIREDO X MALCOLM GORDON – E AGORA?

Com essa apresentação pouquíssimo inspirada, sem qualquer tipo de senso de urgência, ou mesmo uma segunda estratégia traçada, Francisco Figueiredo fica com uma vitória e uma derrota no UFC. Em tempos de cortes de gastos, se vê obrigado a vencer e convencer na próxima rodada, sob o risco de não ter seu contrato renovado.

Por outro lado, Malcolm Gordon, consegue sua primeira vitória, em três lutas no UFC, demonstrando que seu nível técnico não pertence ao grau de competição que o Ultimate oferece. Então, é possível que mesmo com esse resultado positivo, o canadense tenha feito sua última luta no evento. Uma vez que todos sabemos que todos os atletas novos na organização têm um primeiro contrato com três lutas, e sua renovação depende do serviço mostrado nas mesmas. E, no caso do canadense, o serviço mostrado deixou muito a desejar.

Foto Destaque: Reprodução / UFC

Comments

Popular

To Top