Informe

Curso All-Star: Rômulo Mendonça, Fabio Balassiano, Paulo Mancha, sem “caos”

Rômulo Mendonça All-Star curso

Aconteceu na última quinta, sexta e sábado o curso All-Star do Quinto Quarto e a escola THE 360, na cidade de São Paulo. O evento contou com Paulo Mancha na aula de abertura e palestras de Mario Lewandowski e Renan do Couto mais Fabio Balassiano, Rômulo Mendonça e Fernando Fleury no dia final.

Mancha deu o pontapé inicial discursando sobre a história da NFL, desde os primórdios do futebol americano até a criação da liga americana, passando pela fusão com a AFL, criação do Super Bowl e mais curiosidades.

Na sexta, Lewandowski falou de sua experiência na gestão do futebol americano nacional, criando o São Paulo Storm, os primórdios do Torneio Touchdown e a Confederação Brasileira do esporte.

Depois, Renan do Couto, narrador dos canais ESPN, falou sobre valores de televisão das principais ligas norte-americanas, a maior fonte de renda das franquias, com números que chegam aos bilhões. Já no sábado, Fabio Balassiano, do blog Bala na Cesta, deu uma aula, literalmente e figurativamente, sobre a NBA. Assim como a NFL, a liga de basquete teve muitos momentos de incerteza e instabilidade, mas se solidificou e hoje goza de gigantesco prestígio.

Rômulo Mendonça deu uma palestra mais pessoal sobre sua experiência nas transmissões da ESPN brasileira, onde trabalha desde 2011. Caso você queira saber qual é o time de coração dele na NFL, não fique mais curioso: é o Clube Atlético Mineiro.

E para encerrar, Fernando Fleury expôs o modelo da NCAA, algo que só existe nos Estados Unidos e que tem um tamanho impressionante. Com experiência dentro do futebol brasileiro, ele traçou diversos paralelos entre o esporte aqui e lá – deprimindo o público por nossa situação atual (brincadeira) – apresentando alternativas e possibilidades para melhorar a ligas e estrutura esportiva no Brasil.

Nós do Quinto Quarto queremos agradecer todos os palestrantes e presentes. Foi um grande aprendizado em todos os sentidos possíveis, organizando um curso que fosse interessante e com propósito e principalmente ouvindo seis feras falando sobre esportes americanos, analisando todos os lados possíveis: jogo, estrutura, marketing, gestão, televisão e muito mais.

Comments
To Top