A Lituânia surpreendeu na Copa do Mundo de Basquete e derrotou os Estados Unidos por 110 a 104 na última rodada da 2ª fase, garantindo sua vaga para as quartas de final.
O jogo aconteceu na manhã deste domingo (3) e definiu a classificação do grupo J, com a seleção do Leste europeu em primeiro lugar, e os norte-americanos em segundo —graças a uma vitória sofrida contra Montenegro.
Na próxima fase, que será no formato mata-mata, os EUA irão enfrentar a Itália, primeira colocada do grupo I, enquanto a Lituânia jogará contra a Sérvia. Ambas as partidas acontecerão na próxima terça-feira (5).
Nem Anthony Edwards parou a Lituânia
Anthony Edwards mais uma vez foi o principal nome em quadra e cestinha da partida com 35 pontos, além de ter anotado três roubos de bola, duas assistências e um toco.
Anthony Edwards working on both ends 🔥#FIBAWC x #WinForUSA pic.twitter.com/n21mcmys7n
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 3, 2023
Nada disso foi suficiente para classificar a seleção estadunidense em primeiro lugar, mesmo com um elenco que também contava com nomes como Austin Reaves, Paolo Banchero e Jaren Jackson Jr.
O jogo das quartas de final, inclusive, será marcado pelo confronto entre Banchero e Itália. Pouco antes do Mundial, o jogador do Orlando Magic, que tem cidadania italiana, preferiu defender os Estados Unidos, deixando o técnico Gianmarco Pozzecco furioso.