MLB

Theo Epstein: série melhor de três no Wild Card foi proposta

(Crédito: Instagram/reprodução)

(Crédito: Instagram/reprodução)

Esse é o quarto ano do novo formato com dois times se classificando em cada Wild Card e, de modo geral, o sistema tem sido um sucesso. Os jogos do Wild Card têm sido incrivelmente disputados e divertidos. Ainda não houve sequer um jogo chato.

Dito isso, o sistema de jogo da morte não é a maneira mais justa, especialmente após uma temporada de 162 jogos. O beisebol sempre foi uma maratona e o jogo de Wild Card reduz a uma competição de tiro curto, ou melhor, curtíssimo.

Em entrevista ao Chicago Tribune, Theo Epistein, presidente de operações de beisebol do Chicago Cubs, disse que a expansão do confronto de Wild Card para uma séria melhor de três foi discutida, entretanto a ideia foi rejeitada. Veja o que Epistein falou:

“ (Se nós preferimos uma série melhor de três) depende do que for melhor para o nosso interesse, para ser sincero”, disse ele. “Nós falamos alguma coisa, há uns dois anos, sobre tornar em melhor de três, mas com um doubleheader (dois jogos no mesmo dia com a mesma torcida) no primeiro dia, porque os dias eram importantes naquela época do ano, e você não quer que os times que venceram a divisão tenham que esperar muito e fiquem frios. Não é justo com eles. Foi rejeitado”.

“Mas vamos ver. Eu acho, honestamente, que o comissário (Rob Manfred) e as pessoas têm uma boa ideia de como apelar para a TV e também pelo o que é justo, o que respeita a integridade da temporada regular. E eles têm mente aberta. Assim, eu espero que isso evolua ao longo dos anos, talvez no próximo (acordo coletivo de trabalho) ”.

“Está bem do jeito que está agora. Você nunca terá um cenário que é perfeitamente justo para todos. Em um ano como esse, teoricamente, as equipes poderiam querer estar em outra divisão, mas em um outro ano isso pode ser um benefício para você”.

Atualmente, o Chicago Cubs está em terceiro da Divisão Central da Liga Nacional e com a quarta melhor campanha da MLB com um recorde de 87-61.

É uma pena, e um tema para debate, que uma equipe com uma campanha tão boa terá suas chances de playoffs reduzidas a um jogo da morte. Em 2013, o Pittsburgh Pirates tinha a quinta melhor campanha da MLB e se contentou com um jogo de Wild Card.

Como sempre, mudanças no Wild Card envolverão dinheiro e logística para espremer os jogos em um curto período de tempo. O jogo de Wild Card tem um apelo incrível, especificamente para os fãs, por causa da atmosfera de jogo 7. Não é o sistema mais justo, não há dúvida disso, mas, com certeza, é divertido.

Comments
To Top