NFL

Quinta Descida: o fake punt dos Colts ou a pior jogada da história

(Crédito: Reprodução)

(Crédito: Reprodução)

Eu queria falar de NBA hoje na coluna. A temporada está chegando e é tempo de abordarmos alguns aspectos da nova temporada. Mas não deu. Culpem o Indianapolis Colts.

Para quem esteve fora da terra nos últimos dias, explico rapidamente: durante o último Sunday Night Football, New England Patriots e Indianapolis Colts reeditavam a última final da conferência americana. O jogo estava 27 a 21 no terceiro quarto quando os Colts fizeram isso.

colts patriots trick play fail_2

Eu juro que eu queria falar de NBA hoje, mas olha essa jogada. Contemple essa cena digna de “Os Trapalhões”.

Colts, vocês realmente não me deram chance nessa.

Para começar a explicar, primeiro falo da intenção. Durante um programa de rádio, o punter dos Colts Pat McAfee, explicou o que deveria acontecer na jogada:

1 – Quando a unidade de times especiais dos Colts se moveu para a lateral, queriam dar a impressão para os Patriots que o ataque iria entrar em campo para tentar a quarta descida, forçando o outro time a também trocar sua unidade. Nessa situação tentariam pegar os Patriots com mais de 11 homens dentro de campo por conta das trocas. Não deu certo.

2 – Caso a primeira intenção não funcionasse, o quarterback da jogada ficaria gritando qualquer coisa para tentar cavar um offside e uma falta de 5 jardas. Não funcionou também.

Mas então o que deu errado?

Simples, a jogada já nasceu errada. O snap foi feito de um wide receiver para um safety. Isso é até aceitável para uma jogada surpresa, a grande questão é que o center no lance nunca tinha treinado a jogada, e nem sabia dela até segundos antes de entrar na partida, como contamos aqui no Quinto Quarto. Por conta disso, Griff Whaler ficou assuntado e perdido, fazendo um snap trágico para o safety que pouco pôde fazer quando três jogadores dos Patriots voaram em seu cangote.

Um dos aspectos mais incríveis da NFL é a sintonia e o trabalho em grupo que os times mostram a cada jogada. Toda página e minúcia do playbook é praticada a exaustão dezenas de vezes pela semana para que na hora certa, as coisas mais complicadas funcionem. É difícil ver a improvisação dar certo na liga, apenas em um lance ou outro.

Tendo isso em mente, os Colts resolvem fazer uma jogada complicadíssima, totalmente bizarra e esquizofrênica contra o time mais bem treinado da liga, tendo como peça principal um jogador que nunca havia treinado o lance. Nasceu fadada a dar errado.

Agora, se o center não tivesse feito o snap, se a falta fosse cometida e TUDO desse certo, a jogada não ia valer por conta de outro simples erro: os Colts se alinharam em posição ilegal, toda a linha ofensiva do time estava a duas jardas atrás da linha de scrimage, fazendo com a jogada não pudesse valer. Formação ilegal.

colts-patriots-trick-play-fail-1024x576

Depois McAfee explicou que esse erro foi aconteceu porque o jogador que era para a ser a referência de posicionamento para o restante da linha, também errou na hora de encontrar o local para ficar em campo e ficou um jardas atrás que o combinado.

Tudo errado, tudo completamente errado. Jogadas como essa mostram que na NFL, nada é vencido ou feito por acaso em um jogo tão cheio de nuances

Comments
To Top