NFL

Aprendendo o futebol americano – Parte 1

DIMENSÕES DO CAMPO

Campo_de_futebol_americano

1 Jarda = 0,9144 metros

Comprimento: 109,7 metros ou 120 jardas

Largura: 48,8 metros

Altura do goal post do chão: 3 metros

Largura do goal post: 5,7 metros

DIVISÃO DO CAMPO

O campo é divido em jardas. Cada jarda equivale a um tracinho na lateral do campo. As linhas continuas do campo indicam a distancia de 5 jardas da ultima linha. O campo tem 100 jardas “jogáveis” e 10 para cada endzone. A endzone é o local do campo aonde a bola precisa entrar (com domínio do jogador) para que um time marque pontos. Existe uma endzone em cada extremidade do campo.

COMO AVANÇAR

No futebol americano o avanço é gradual. Quando o jogador que está com a bola cai no chão ou sai do campo, a jogada é interrompida para que outra seja armada.

Para avançar, o ataque tem a oportunidade para fazer quatro jogadas, que são chamadas de descidas. Se em 4 oportunidades de jogadas, o time de ataque conseguir avançar dez jardas, ele ganha o direito de mais quatro jogadas, dessa forma podendo chegar até a end zone para pontuar. Caso o time não consiga avançar 10 jardas em quatro jogadas, a bola volta para o time adversário no ponto onde a jogada terminou. É possível avançar correndo com a bola, ou recebendo via lançamento. No futebol americano só é permitido um passe para a frente, e esse precisa acontecer até a linha aonde a jogada começou. Passes para trás são permitidos onde e quantos vezes o time quiser

COMO PONTUAR

Touchdown: Acontece quando um jogador entra ou recebe a bola dentro da end zone. Vale seis pontos. Quando um time marca um touchdown, ele ganhar direito de marcar mais um ponto com o extra point (o chute) ou tentar um conversão de dois pontos, que é uma espécie de ‘mini-touchdown’.

Vídeo de um touchdown corrido:

Vídeo de um touchdown com passe e recepção:

Extra-point: Vale um ponto. Quando o chutador acerta a bola no goal post depois de marcar o touchdown.

Conversão de dois pontos: Após o touchdown, o time que o marcou tem a opção de tentar marcar um ‘mini-touchdown’ em uma única jogada que começa na linha de duas jardas do campo adversário.

Field goal: Quando o time de ataque, ao se encontrar em uma quarta descida e estiver meio longe da end zone adversária, chuta a bola entre o goal post. Vale três pontos.

Safety: Acontece quando o jogador que está com a bola cai dentro de sua própria end zone, ou quando a bola sai na linha de fundo da end zone do time que está com a posse dela. É o ‘gol contra’ do futebol americano e vale dois pontos ao time de defesa. O time que pontuou ainda recebe a posse de bola depois de anotar os dois pontos.

Comments
To Top