NBA

As diferenças entre o basquete jogado nas competições FIBA e NBA

Splitter Brasil FIBA e NBA

Atualização: este texto sobre as diferenças do basquete FIBA e NBA foi publicado em setembro de 2014 e atualizado em julho de 2017

Acabou mais um mundial da basquete, talvez como todos esperavam, com uma vitória dos Estados Unidos, mais fácil do que o esperado.

Olhar o mundial por esse prisma seria reduzi-lo a que ele teve de “pior”. O mundial da Espanha foi mais que isso, com grandes surpresas, como Senegal e Sérvia. Times se superando e buscando resultados inesperados, como a vitória da França contra os anfitriões, a Espanha, que talvez tenha sido a maior decepção, uma vez que estava sendo cotada para fazer a final contra os Estados Unidos. Além de uma vitória emblemática do Brasil contra seu eterno rival, Argentina.

Veja a Lance Livre, coluna do Quinto Quarto sobre a NBA

Com o fim do mundial, só resta agora para o fã do basquete esperar para o retorno da NBA.

E para recolocar o nosso leitor no ritmo da NBA, o quinta descida será dedicado a explicar as diferenças entre o basquete visto durante o mundial e o basquete jogado na liga americana. A comparação coloca lado a lado FIBA e NBA

Kyrie Irving Kevin Durant EUA FIBA e NBA

Crédito: Instagram/reprodução

Antes de tudo

FIBA e NBA são coisas completamente diferentes. A FIBA (Federação Internacional de Basquete) é a equivalente da FIFA no basquete, organizadora de competições como o Mundial de Basquete e diversos torneios tanto masculinos como femininos.

Já a NBA é uma liga, organizada pelas franquias, cada uma delas com donos. E na história dessa liga, para dar mais emoção, equilíbrio, estimular o espetáculo, aumentar a dificuldade ou mais uma infinidade de opções, houve diversas mudanças de regras que não acompanharam o que a FIBA fazia e pensa sobre basquete.

Por isso, quando acontece um Mundial ou os Jogos Olímpicos, vemos jogadores da NBA jogando o basquete FIBA. Veja quais as diferenças entre FIBA e NBA abaixo.

FIBA e NBA: tamanho da quadra

A quadra da NBA é ligeiramente maior do que a dos torneios organizados pela FIBA, tem as dimensões de 28,68m x 15,24 m. A quadras do resto do mundo tem 28m x 15m

Distância da linha de três pontos

Na NBA a distância é de 7,05m enquanto na FIBA 6,75m é a distância do arco de três pontos

Garrafão

O garrafão na liga americana também é maior, tendo MEIO metro a mais do que o garrafão do basquete FIBA, com 7,25m. Essa diferença também implica na distância dos lances livres.

Tamanho da partida

Aqui está uma diferença que importa muito nessa comparação FIBA e NBA. Lembre-se disso ao ver os Estados Unidos voando em quadra em todos os momentos das partidas de Mundiais e Olimpíadas.

NBA: 4 quartos de 12 minutos
FIBA: 4 quartos de 10 minutos

Tempos técnicos

Na NBA, existe um apelo comercial muito maior, talvez seja por isso que cada time tenha direito a pedir 6 tempos durante o jogo. Quanto mais paradas, mais oportunidades para entrar no break comercial. Além disso, na liga americana, os jogadores e os técnicos podem pedir tempo.

Na FIBA, o tempo técnico é mais restrito, são só 2 por tempo, e só podem ser pedidos pelo técnico do time.

Atualização: em julho de 2017, o número de tempos na NBA foi diminuído. Clique aqui para saber mais.

Faltas

Na NBA o limite de faltas coletivas e individuais é de 6, enquanto na FIBA a tolerância é um pouco menor, com o limite caindo para 5

Bola no aro

Talvez a única regra em que a NBA é mais restritiva que a FIBA. Na liga americana, se a bola encosta no aro, não se pode tocar mais na mesma, enquanto na FIBA, se a bola estiver no aro, mas não na ascendência, qualquer outro jogador pode “completar o serviço”

Juízes

A NBA trabalha com um juiz a mais que a FIBA, com 3 por partida

Tempo de ataque após o rebote

Essa é uma nova regra que a FIBA pretende implementar nas competições pós mundial. Agora no basquete internacional, o time que conseguir um rebote ofensivo, terá somente 12 segundos para um segundo ataque, e não mais os tradicionais 24 segundos. A NBA ainda não mostrou que essa mudança pode estar nos planos da liga.

Regras não escritas

Existe um consenso no mundo do basquete de que o jogo da NBA é muito mais duro e físico do que o do basquete FIBA. Isso porque na NBA existe uma tolerância maior em relação as faltas, foca-se mais no espetáculo, se desgarrando um pouco das regras tradicionais. Além disso, o conceito de falta técnica na NBA também é diferente: a técnica do basquete FIBA é qualquer situação aonde o jogador deliberadamente impede o outro de avançar, enquanto na NBA só é marcada a técnica quando acontece uma falta por trás.

Como você pode ver, o esporte é o mesmo, mas FIBA e NBA têm suas grandes diferenças.

Comments
To Top