NFL

A polêmica “Immaculation Reception”: conheça a história da jogada mais espetacular da NFL

(Crédito: Site Oficial/ProfootballHOF)

(Crédito: Site Oficial/Pro Football HOF)

Em mais uma matéria especial sobre jogadas fantásticas dos esportes americanos, a coluna QUINTA DESCIDA desta semana relata a história sobre a famosa “Immaculate Reception”, um dos lances mais espetaculares da história da NFL.

Ocorrida no ano de 1972 durante o “divisional game” da liga americana entre Pittsburgh Steelers e Oakland Raiders no antigo e lendário estádio Three Hill no estado da Pensilvânia, o lance ficou marcado para história não só por ser uma jogada jamais vista na liga, mas também pela situação dramática do jogo.

Faltando apenas 22 segundos para o fim da partida e com o time do Oakland na frente do placar por 7 a 6 após o quarterback Ken Stlaber anotar um touchdown de 30 jardas terrestres, o time de Terry Bradshaw se encontrava em uma situação desesperadora, já que estava em uma quarta descida, sem nenhum tempo para pedir e com a bola na linha de 40 yardas do seu próprio campo.

Precisando avançar quase o campo inteiro para tentar a vitória com pelo menos um field goal, o técnico Chuck Noll optou por uma jogada de passe para o recebedor Barry Parsons, que estava em seu primeiro jogo na liga profissional.

Pressionado pelos defensores Tony Cline e Horace Jones após o início da jogada, Bradshaw é obrigado a se desvencilhar da bola o mais rápido possível e não consegue lançá-la para Parsons e sim para o corredor Johhny Fuqua, que não consegue dominá-la graças a uma trombada do safety Jack Tatum.

Embora alguns jogadores do Oakland Raiders tenham parado achando que o lance estava terminado, o fullback Franco Harris se antecipa, domina a bola antes dela tocar no chão e corre até a endzone para marcar o touchdown da vitória.

Confira abaixo o lance:

Motivo de muita discussão entre a arbitragem e a comissão técnica dos Raiders, o lance demorou a ser definido pelos juízes, já que naquela época não era permitido o uso do replay para a alteração de uma jogada.

Entendimento da Regra

De acordo com as regras da NFL, o lance só poderia ter sido validado apenas se o atleta do Oakland Raiders tivesse tocado na bola primeiro. Caso o toque tivesse sido realizado por Fuqua, apenas ele poderia finalizar a jogada e não Harris, o que tornaria o lance ilegal e, consequentemente, vitória para o time da Califórnia.

Com os juízes no centro do gramado e muitas dúvidas a cerca da melhor decisão a ser tomada, foi decidido que o lance foi legal e a franquia da Pensilvânia ficou com a vitória e o direito de enfrentar o Miami Dolphins na semana seguinte.

Lance histórico

Embora tenha perdido a final da conferência pelo placar de 21 a 17 para os Dolphins, a jogada do Pittsburgh Steelers se imortalizou por todos estes motivos como um dos lances mais espetaculares da história da NFL e também de todos os tempos da história esportiva americana.

Comments
To Top