NFL

Aprendendo o futebol americano – Parte 3

defesa

LINEBACKER

O cérebro da defesa. Pode assumir diferentes funções nas jogadas, desde cobrir tight ends e running backs, até atacar quarterbacks. Se posicionam logo atrás da linha defensiva. Os linebackers podem ser diferenciados entre middle linebacker e outside linebacker. O middle é mais usado para cobrir o espaço entre a linha defensiva e a secundária, sendo também muito utilizado para atacar o quarterback. Já o outside é mais versátil, pode cobrir tight ends e running backs mano a mano, ajudar na secundária quando um safety vem atacar o quarterback, ou ele mesmo atacar o quarterback.

Jogadores notáveis: Lawrence Taylor (foto); Dick Butkus; Ray Lewis; Patrick Willis; Mike Singletary; Von Miller

 

Crédito: Twitter/ Reprodução

Crédito: Twitter/ Reprodução

LINHA DEFENSIVA

Jogadores que se alinham de frente para a  linha ofensiva. Geralmente são os maiores jogadores da defesa, e na grande maioria das jogadas tem como função ir atrás do quarterback ou do running back, dependendo de quem está com a bola. Precisam também ser muito atléticos para se desvencilhar dos grandes jogadores de linha ofensiva. O time pode optar por jogar com três ou quatro jogadores de linha ofensiva. As posições da linha defensiva são:

– DEFENSIVE TACKLE
Jogadores que jogam no meio da linha, tem como função ir atrás do quarterback, ou parar a corrida. Quando se joga com apenas três jogadores de linha ofensiva, o que fica no meio é chamado de nose tackle, isso porque ele se posiciona logo a frente do nariz (nose, em inglês) da bola.

Jogadores notáveis: Randy White; Alan Page; “Mean Joe” Greene; Warren Sapp; Vince Wilfork

– DEFENSIVE END
São os jogadores que jogam nas extremidades da linha defensiva. Tem como função também ir atrás do quarterback ou do running back. São mais atléticos do que os defensive tackles. Geralmente o defensive end mais rápido do time se posiciona no lado cego do quarterback

Jogadores notáveis: Reggie White; Deacon Jones; Jared Allen; JJ Watt

(Crédito: Instagram/reprodução)

(Crédito: Instagram/reprodução)

SECUNDÁRIA

Os jogadores que atuam nesta posição também são chamados de defensive backs. É o grupo formado por cornerbacks e safeties. Se posicionam no “fundo” do campo, e tem como função principal marcar os recebedores dos times adversários. Algumas vezes atacam os quarterbacks como elemento surpresa.

CORNERBACK

É o jogador que é responsável direto pela marcação do wide receiver. Muito vezes acompanha o recebedor adversário mano a mano, em outras pode jogar marcando um zona do campo, como um safety.

Jogadores notáveis: Mel Blount; Deion Sanders; Charles Woodson; Willie Brown; Richard Sherman; Patrick Peterson

SAFETY

“Complementa” o trabalho do cornerback. É o jogador que se posiciona mais longe da linha scrimmage (linha aonde se inicia a jogada), e tem visão privilegiada do campo. O mais comum é se jogar com dois safeties, um marcando uma metade do campo, e muitas vezes esse jogador é usado para dobrar na marcação do melhor recebedor do time adversário. Dentro da posição de safety, existe a subdivisão entre strong e free safety. O strong safety é responsável por marcar o lado do campo aonde o tight end adversário está posicionado, enquanto o free safety marca o outro lado do campo.

Jogadores notáveis: Ronnie Lott; Paul Krause; Troy Polamalu; Ed Reed

Crédito: Twitter/ Reprodução

Crédito: Twitter/ Reprodução

Comments
To Top